Exibida desde o dia 16 de janeiro deste ano, Vai na Fé se tornou um fenômeno de público e audiência na grade da TV Globo. Como substituta de ‘Cara e Coragem’, é a 98.ª “novela das sete” exibida pela emissora.
Reconhecida pelo roteiro leve, sempre com um olhar otimista e positivo, a novela também ganha com a boa sintonia do elenco nas cenas, principalmente de Sheron Menezzes, que vive a protagonista “Sol”. Saiba mais sobre os próximos capítulos da novela.
Vai na Fé é escrita por Rosane Svartman e tem direção de Isabella Teixeira, Juh Almeida, Augusto Lana e Matheus Senra, com direção geral de Cristiano Marques e direção artística de Paulo Silvestrini – equipe coesa que promete encantar o público com novas produções no futuro, inclusive na grade das nove.
Além disso, o elenco estelar eleva a qualidade da trama, encabeçado por Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Emílio Dantas, Carolina Dieckmann, José Loreto, Renata Sorrah, Bella Campos e Regiane Alves nos papéis centrais.
Se você começou a assistir ‘Vai na Fé’ só agora, separamos abaixo 5 pontos chaves para facilitar o entendimento da trama. Confira!
Sol: Do sonho de cantar à conversão ao protestantismo
Em tempos passados, Sol (interpretada por Sheron Menezzes) teve que abrir mão do seu sonho de ser cantora para abraçar a fé protestante e construir uma família ao lado de Carlão (Che Moais).
Duas décadas se passaram desde então, e Sol se tornou uma mulher determinada e dedicada, sustentando-se vendendo marmitas caseiras no centro do Rio de Janeiro, com o apoio de sua amiga de longa data, Bruna (Carla Cristina Cardoso).
Reencontro de Sol com Lui
Por um capricho do destino, ao fazer suas entregas de marmitas, Sol acaba chegando em um local de ensaio do cantor em decadência, Lui Lorenzo (interpretado por José Loreto).
Lá, ela reencontra Vitinho (interpretado por Luis Lobianco), seu antigo parceiro dos tempos em que frequentavam bailes de funk. Vitinho, que agora trabalha como assistente de Lui, oferece a Sol a oportunidade de realizar seu sonho ao se tornar backing vocal e dançarina do cantor.
Reviravoltas
Em meio às dificuldades financeiras, a responsabilidade de criar duas filhas e a trágica perda de seu marido, que ficou desempregado após a pandemia, Sol acaba aceitando a oferta e sua decisão transforma sua vida completamente.
Com sua ascensão à fama, Sol se vê confrontada na igreja devido ao seu comportamento considerado “mundano”, enfrentando hostilidade por parte da comunidade religiosa. Além disso, ela terá que lidar com a cômica paixão de Lui, um homem cafajeste que tenta se “regenerar” para conquistá-la. Ao mesmo tempo, Sol reencontra Ben (interpretado por Samuel de Assis), um advogado que foi seu grande amor na juventude e que nunca a esqueceu.
Tal reencontro coloca em risco o casamento de Ben com Lumiar (interpretada por Carolina Dieckmann), uma advogada séria e controladora que sempre teve uma relação conturbada com seus pais, Dora (Cláudia Ohana) e Fábio (Zé Carlos Machado), um casal neo-hippie que é proprietário de uma pousada voltada para retiros espirituais.
Theo, o vilão da trama
No passado, Sol e Ben foram separados por uma série de mentiras orquestradas por Theo (interpretado por Emilio Dantas), o melhor amigo de Ben.
Theo sempre foi apaixonado por Sol e, ao reencontrá-la, desenvolve uma obsessão doentia por tê-la ao seu lado, mesmo que isso signifique passar por cima de tudo e de todos. Ele trata sua esposa, Clara (interpretada por Regiane Alves), de forma abusiva, o que também afeta negativamente o filho do casal, Rafa (interpretado por Caio Manhente), que lida com quadros depressivos.
Personagens secundários
Como nova backing vocal, Sol substitui Érika (interpretada por Letícia Salles), que nutre um forte ódio por Lui. Érika se une ao jornalista de fofocas Anthony Verão (interpretado por Orlando Caldeira) para espalhar notícias falsas sobre a rivalidade entre Sol e o cantor. Além disso, Sol entra em conflito com a mãe de Lui, Wilma (interpretada por Renata Sorrah), uma renomada atriz do passado que acabou sendo esquecida e agora se contenta em ser empresária de seu filho.
O novo trabalho de Sol também afeta sua filha mais velha, Jenifer (interpretada por Bella Campos), que é a primeira da família a entrar em uma universidade particular.
Nesse ambiente, Jenifer e seus amigos, Yuri (interpretado por Jean Paulo Campos) e Bela (interpretada por Clara Serrão), são alvo de hostilidades por parte de Guiga (interpretada por Mel Maia), uma influenciadora digital arrogante, devido ao fato de serem bolsistas.
Ao mesmo tempo, Jenifer enfrenta diversos conflitos típicos da juventude, como romances e intrigas, contando com o apoio de sua melhor amiga, Kate (interpretada por Clara Moneke).
“Vai na Fé” está na reta final de exibição na grade da TV Globo, mas pode ser assistida na íntegra pelos assinantes do GloboPlay. São cerca de 200 capítulos (destes, 179 já foram exibidos na emissora até o dia 29 de maio de 2023).